Categorias dos cães: as funções das raças

      A classificação mais ampla que podemos fazer em relação à raça dos cães é a sua função e são elas: Cães de companhia, cães de guarda, cães de caça, cães de competição. Além das novas "funções" que os homens encontraram para os cães e não podiam faltar os vira-latas!



Cavalier King Charlers Spaniel
Cães de companhia
É uma catergoria muito heterogênea, geralmente formado por cães de pequeno e médio porte, costumam ser de fácil socialização. Dentre as raças podemos destacar: Bichons, poodles, lhasa apso, shih-tzu, Cavalier king charles spaniel, King charles spaniel, Pequinês, Boston terrier, bulldog francês dentre outros.

Cães de guarda
Kuvacz
      Costumamos associar os cães de guarda com animais grandes e bravos, mas não é bem assim, todos os cães que cuidam de rebanhos também são considerados de guarda. Logo temos: pastor australiano, pastor belga, pastor alemão, kuvacz, boiadeiro australiano, dobermann, pinscher, schnauser, boxer, bulldog, dogue alemão, fila brasileiro, mastiff, rotweiller, shar-pei, são bernardo, husky siberiano, akita, chow-chow, dentre outros.


Cães de caça
West Highlander white terrier
      Esta categoria traz aqueles cães de aponte, farejadores, recolhedores, terriers, dentre outros. Muitas das raças desta categoria até hoje são utilizadas para caça, enquanto outras atualmente são mais vistas como cães de companhia (como caso do yorkshire, por exemplo) já que os cães de caça costumam ser muito companheiros já que ao longo dos anos vêm sempre trabalhando junto com os seus donos. São eles: beagle, basset, dálmata, bracos, perdigueiros, weimaraner, setters, golden retriever, labrador, cocker, dachshund, Fox terrier, terrier irlandês, welsh terrier, Jack Russel terrier, West highlander White terrier, bull terrier, Yorkshire, dentre outros.

Cães de competição
Galgo espanhol
      Tradicionalmente são os cães de corrida, muitas vezes ligadas à caça como o caso dos Galgos que são considerados um dos primeiros tipos de cães especializado em uma função. Posteriormente vieram os cães de exposição assim como os de provas de agilidade, neste caso existem várias raças que se enquadram nesta categoria. 

     Além destas categorias o homem encontrou outras atividades para os cães. Com o s cães guia que em sua maioria são labradores, dos cães de resgate que costumam ser farejadores ou de caça, um trabalho lindo que os cães fazem é visitar doentes em hospitais, o que ajuda no tratamento de várias doenças.


Vira-lata
      E por último, mas não menos importante os vira-latas que dependendo da sua mistura vão apresentar as características de comportamento de uma destas categorias ou por vezes de mais de uma. Existem milhões de variações dentre os vira-lata de uma forma que em muitos casos é muito difícil de saber qual a mistura que originou aquela cachorro, em geral são três grandes grupos: os que derivam dos pastores e costumam ser de porte grande, pelo duro, o segundo são os derivados dos Spaniel que costumam ser de porte médio, com as orelhas caídas e um tanto atarracado e o terceiro grupo lembra p Fox Terrier, preto e branco, pequeno e de pelo curto. Mas o mais importante é que devido a mistura eles trazem o melhor das outras raças, em geral todos são muito espertos e mais resistentes a uma série de doenças, além de não ter que carregar consigo problemas hereditários clássicos em algumas raças, como problema de pele, articulações, rins etc, que são mantidos devido a necessidade de se manter a pureza. (1)

     Por isso quando for escolher um cão lembre-se não é o tamanho que determina o comportamento, mas sim sua função e histórico da raça é claro que dependendo da forma que for criado algumas destas características poderão ser atenuadas.

Leia também:
Grupo 4: Dachshund ou Teckel
Grupo 3: Terriers, nascidos para caçar!
Grupo 2: dos bem pequenos aos grandões
Grupo 1: Cães pastores e boiadeiros
Grupos de cães: ABC das raças
Quem é o seu cão? ABC das raças

(1) Fonte: ROUSSELET-BLANC. Larousse do cão e do cãozinho. São Paulo: Laruosse do Brasil, 2010

0 comentários:

Postar um comentário

No caso de críticas a produtos ou serviços das postagens não publicaremos comentários anônimos, pois caso a empresa ou pessoa que seja criticada entre em contato conosco precisamos saber quem foi o responsável.