Gol, regras para viajar com o seu cão


     Fiquem atentos, a Gol não transporta animais de algumas raças de focinho curto, prestem atenção também nas diferenças entre os documentos que devem ser apresentados para vôos nacionais e internacionais.

Seguem abaixo as informações extraídas do site da companhia aérea Gol sobre as regras de transporte de animais:


     A GOL transporta seu animal de estimação nos voos sem problemas. Aproveite e veja o que você precisa fazer para viajar com seu cachorro ou gato. Mas, fique atento, só serão aceitos até dois animais por voo (exceto em caso de filhotes da mesma ninhada de pequeno porte e que pertençam ao mesmo cliente).

      Para viajar com cães ou gatos, eles devem ter mais de quatro meses de idade e ser acomodados em um kennel (contêiner), que pode ser adquirido em lojas de animais (pet shops). O kennel deve ter espaço suficiente para o animal dar uma volta completa em torno de si, ser de material firme, liso e resistente a vazamentos. A embalagem deve estar identificada com nome, endereço e telefone do cliente.

      Caso o animal e a caixa de transporte juntos somem mais de 30 kg, ele deverá ser transportado como carga. Neste caso, a viagem é feita pela Gollog, o serviço de cargas da GOL. Os cães considerados de grande porte ou ferozes só serão aceitos se estiverem medicados para o transporte e em contêineres que garantam sua segurança durante a viagem. Nestas situações, uma declaração de responsabilidade deverá ser preenchida pelo passageiro, no momento em que for deixar o cachorro no Terminal de Cargas da Gollog.

      Para o transporte dos animais como bagagem despachada, ou seja, pela própria GOL, é cobrada uma taxa de R$ 70 (setenta reais) + o peso do kennel mais o animal, multiplicado pelo valor correspondente a 1% da tarifa cheia do trecho a ser voado. É importante lembrar que as dimensões da embalagem de transporte do animal não podem ultrapassar 86cm (A) x 122cm (L) x 135cm (C).

      Importante! A GOL NÃO TRANSPORTA AS SEGUINTES RAÇAS DE ANIMAIS:
     Caninos de Raças Braquicefálicas (de focinho curto): Buldogue Americano, Boston Terrier, Boxer, Griffin de Bruxelas, Pug Chinês, Chow Chow, Pug Holandês, Pug, Pequinês, Buldogue Inglês, Cavalier King Charles Spaniel, Buldogue Francês, Dogue de Bordeaux , Lhasa Apso e Shih tzu.
Felinos de Raças Braquicefálicas (de focinho curto): Persa, Burmês, Exótico e Himalaio.

     Abaixo você pode ver outras informações sobre a embalagem para transporte de animais de estimação e, a seguir, a documentação necessária para voos nacionais e internacionais.

Embalagem para transporte
a) A embalagem para transporte de animais vivos deve:
- Ser um contêiner de fibra ou plástico rígido que resista aos danos provocados pelo peso de outras cargas que serão transportadas juntas a ele e que impeça a saída do animal (contêineres de madeira, palha ou de outros materiais não serão aceitos para embarque de animais);
- Possuir dimensões internas condizentes com o tamanho do animal, permitindo que ele se acomode confortavelmente, fique de pé, se movimente em círculo em volta de si mesmo (giro de 360°) e que não permita que cause dano a si próprio;
- Ter pequenas aberturas laterais que garantam a circulação de ar, para que o animal respire, mas que ofereçam segurança ao operador que carregará o contêiner, para que ele o faça sem riscos de ser atacado pelo animal;
- Ter fechos que evitem uma abertura acidental, interna ou externamente;
- Ter um piso interno revestido ou provido de um material que contenha ou absorva a urina e as fezes do animal, evitando vazamento durante o transporte;
- Permitir vários embarques;
- Ser identificada com o nome, endereço e telefone do cliente remetente e destinatário;
- Ser providenciada pelo cliente.

b) A GOL deve receber as embalagens totalmente limpas, desinfetadas e esterilizadas, evitando doenças ao próprio animal e a terceiros.

c) O embarque será efetuado no porão do avião, que é devidamente pressurizado e com temperatura igual a da cabine.
d) No caso de trechos longos, o animal deverá ser sedado pelo próprio cliente, sob supervisão de um veterinário.
e) O animal deverá estar limpo, saudável e sem odor desagradável. Caso algumas das condições mencionadas sejam descumpridas, a GOL poderá negar o embarque.
f) O passageiro deve colocar no contêiner uma etiqueta com a identificação do animal, nome, telefone do dono, bem como o código de reserva (localizador).

Documentação para embarque

Voos nacionais:
1) Certificado de vacinação antirrábica para animais com mais de quatro meses de idade, em que tenha:
- O nome do laboratório produtor;
- O tipo da vacina;
- O número da partida/ampola utilizada.
ATENÇÃO: Essa vacina precisa ser aplicada há  mais de 30 dias e menos de um ano do embarque.

2) Os animais devem estar acompanhados de atestado sanitário, emitido por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária da Unidade Federativa de origem dos animais e do Certificado de Vacinaçâo Anti-Rábica.

3) O atestado do médico veterinário deve constar que o animal está em boas condições de saúde e apto para viagem aérea.

Ambos os documentos devem estar dentro da sua respectiva validade, quais sejam:
• 72 horas (Atestado Sanitário - validade expressa no rodapé do próprio documento);
• 01 ano (da data de vacinação - exigida para cães e gatos acima de 90 dias de idade).

4) Nas reservas para embarque de animal como bagagem, o cliente deve obter instruções sobre procedimentos e valores pertinentes, ligando para a Central de Atendimento GOL, pelo telefone 0300 115 2121.

5) Para envio de animal como carga, o responsável deve entrar em contato com a Gollog.

Voos Internacionais
1) Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), feito pelo Ministério da Agricultura, gratuitamente, nos aeroportos internacionais. Para obtê-lo, o cliente deve: 
Agendar, por telefone ou pessoalmente, uma consulta com o médico veterinário do Ministério da Agricultura, localizado nos aeroportos internacionais.


2) Certificado Sanitário, ou seja, um atestado de saúde, feito por um médico veterinário, com as informações: 
- Raça;
- Nome;
- Origem do animal (informações do pedigree, se houver);
- Estado geral;
- Nome do proprietário (qualificação completa).

3) Vacina antirrábica, que é obrigatória para animais com mais de 120 dias e deve ter sido aplicada há mais de 20 dias e há menos de um ano.
Dados obrigatórios do comprovante de vacinação: 
- Etiqueta da vacina constando o laboratório;
- Tipo da partida;
- Número da partida.

ATENÇÃO: fique atento à validade do certificado sanitário (três dias a partir da data de emissão) e também à validade do CZI (para embarque, oito dias a partir da data de emissão, perdendo a validade após este prazo).

*Estas informações foram pesquisadas em janeiro de 2012, caso sua viagem seja em um período posterior verifique se não houve nenhuma alteração.

Fonte: Gol - Acessado em 06/01/2012

Leia também:



0 comentários:

Postar um comentário

No caso de críticas a produtos ou serviços das postagens não publicaremos comentários anônimos, pois caso a empresa ou pessoa que seja criticada entre em contato conosco precisamos saber quem foi o responsável.