Adestramento Inteligente: leitura canina

Adestramento Inteligente: Técnicas de adestramento e soluções de problemas de comportamento
Autor: Alexandre Rossi (Dr. Pet)

      Este livro é um manual para quem tem cachorro, pois ele abrange os principais temas que afligem os donos: como entender o seu cão desde a parte física quanto comportamental, além de ensinar técnicas de adestramento e trazer algumas curiosidades sobre o universo canino.


      A primeira parte do livro trata dos conceitos fundamentais, explica sobre a matilha destacando o papel do líder, a hierarquia, a linguagem canina e liderança. Aborda a questão do amor incondicional do animal e como isto pode ser usado nos treinamentos sem traumas físicos, afinal para os nossos cães só o fato de não olharmos para ele, ignorá-los já é uma enorme punição. Trata sobre a troca, fundamental para o adestramento proposto pelo o livro que é o reforço positivo e por último ele dá dicas de como conseguir prender a atenção do seu cão enquanto o treina.

      A segunda parte trata especificamente das fases do desenvolvimento cerebral dos cachorros, desde o período inicial até a maturidade, assim entenderemos melhor as reações dos nossos animais e por que eles fazem isto ou aquilo.

      A terceira apresenta os equipamentos, explica a função de alguns tipos de brinquedos, as diferenças entre as coleiras e guias, petiscos, além dos nossos aliados no treinamento, clikers e utensílios que ajudam na punição (nunca física).

      A quarta parte é a que trabalha o adestramento inteligente, nele ele nos ensina as técnicas, desde as leis fundamentais até como os cães fazem as associações, como alternar recompensa e punição, punições despersonalizadas e como já dissemos que ignorar pode ser uma punição ele nos mostra como a bronca pode ser uma recompensa, afinal estamos dando atenção ao cão, exatamente o que ele quer. Tem um capítulo específico sobre a linguagem canina e outro sobre a técnica de como utilizar o cliker e por último como ensinar os principais comandos.

      A quinta parte trabalha com o que mais aflige os donos de cães: os problemas de comportamento. Como ensinar o cão a fazer suas necessidades em um determinado local ou na rua, no capítulo sobre agressividade ele aborda os principais tipos (por dominância, medo, transferida etc.). Trata também dos problemas dos cães em relação as pessoas, desde pular, morder, fazer bagunça até aos que são muito mimados e por isso sofrem mais que os outros. Fala sobre os problemas do cão em relação a casa (cavar jardim, subir em móveis, roer as coisa) em relação ao ato de comer (roubar comida, pedir comida na mesa e coprofagia), na hora do passeio (puxar a guia, correr para a rua). Tem também um capítulo sobre estresse e os medos e outro sobre como evitar as manias compulsivas.

      A última parte traz as curiosidades, desde as comportamentais do tipo Por que o cão cheira o rabo dos outros? Até os mitos, capacidades e como funcionam os órgão sensoriais dos cães.

      É um livro bem completo, claro que não traz um aprofundamento nos temas até porque são tantos! Mas traz as linhas gerais nos indicando um caminho e a partir daí buscamos mais informações sobre os problemas ou dificuldades específicas que temos com os nossos cães.

Outras informações:
Editora: Saraiva
Número de páginas: 240
Preço Médio: R$ 38,00

Leia Também:

0 comentários:

Postar um comentário

No caso de críticas a produtos ou serviços das postagens não publicaremos comentários anônimos, pois caso a empresa ou pessoa que seja criticada entre em contato conosco precisamos saber quem foi o responsável.